quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cantinho da GarotaCabelos

Cabelos

Acessórios de cabelo para festa


Na hora da preparação para as festas, sempre a dúvida que surge para as mulheres é sobre como usar o cabelo: fazer penteado, fazer só escova, enrolar, usar algum acessório... Opções no mercado existem várias, e você deve escolher os acessórios de cabelo para festas de acordo com o seu estilo e personalidade, e, principalmente de acordo com a sua roupa, sempre cuidando para não exagerar demais nos dois juntos. Para ajudar você nessa escolha, veja algumas dicas de acessórios de cabelo para festas, e dicas de como usá-los:


· O ideal é sempre coordenar os acessórios de cabelo com o restante de roupas e acessórios. Veja o que combina com o seu vestido, sapato,bolsa, brincos, colar, etc.


· O cuidado deve ser ainda maior para não aparecer mais do que a dona da festa (se for um casamento, uma formatura, uma festa de 15 anos...). Cuidado para não usar acessórios de cabelo que chamem mais a atenção do que os da noiva, por exemplo.


· Acessórios de cabelo com strass sempre são uma boa pedida. São clássicos e elegantes. Para não errar, invista em presilhas e tic tacs com strass, use os cabelos soltos e com escova, e coloque num lado na cabeça, acima da orelha. Fica lindo e elegante!


· Se você é mais ousada, invista numa headband com pedrarias, ou num arco de cabelo com strass.


· Grampos com strass e pedras, podem ser usados nos cabelos soltos ou em penteados. Use grampos de strass em coques, ou nos penteados deixe fios soltos no meios dos grampos, formando um visual elegante displicente.

· Tiaras e coroas de princesa devem ser evitadas. Estes acessórios não são hoje tão elegantes, e ficam bem apenas em noivas e debutantes que combinem com este visual.

Alise os cabelos usando melancia


A fruta preferida da personagem de revista em quadrinhos Magali é boa não apenas para a dieta, mas também para os cabelos. Apesar dos fios com aspecto natural estarem cada vez mais em alta, o alisamento ainda conquista boa parte das mulheres.
Mesmo aquelas que têm cabelo liso ainda investem em tratamentos para deixá-los mais hidratados. A melancia pode ser uma aliada dos fios lisos e bem cuidados.
É possível colocar em prática uma receita de relaxamento com a fruta que não tem contraindicações e promete alisar a cabeleira deixando-a brilhosa.
O custo do tratamento é baixo e ele é fácil de fazer. A indicação é aplicá-lo a cada 20 dias, já que ele não agride a pele nem o couro cabeludo.

Para fazer o relaxamento, lave os cabelos e não utilize nenhum tipo de pomadas, cremes para pentear ou reparadores após o banho. Os ingredientes são:
  • 150 ml de água filtrada
  • ½ melancia
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 16 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de óleo de soja
  • 1 sabão comum ralado
Para preparar o creme para o tratamento, bata a melancia no liquidificador com a água. Em seguida, leve ao fogo com o sabão ralado. Deixe derreter bem, retire do fogo, adicione a manteiga e o óleo. Após esfriar, adicione a farinha.
Com os cabelos lavados, seque-os apenas com a toalha e aplique a mistura nos fios da raiz até as pontas. Deixe agir por quatro horas em cabelos sem química (são três horas para os fios com química). Na sequência, lave só com condicionador e faça uma hidratação.
Após seguir esses passos, é só sair e desfilar por aí com um cabelo de dar inveja.
Cabelos saudáveis

 
Cabelos saudáveis: Cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas, que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.



Brilho


Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz. Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o
eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.

Eletricidade estática


Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.


Força


Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os. Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.


Exposição solar


 
A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.
Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.



Dicas





+ Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.


+ Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois o esfregue nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.


+ Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.


+ Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.


+ Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.

+ Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios.

+ Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços. fazer escovas e chapinhas, use silicones antitérmicos, que irão proteger os fios do atrito e do calor. Não saia de casa com o cabelos molhado, evitando assim que ele seque absorvendo a poluição presente no ar. Se o seu cabelo for oleoso, opte por secar com o ar frio do secador.


+ Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.


+ Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.


+ A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo. Ingerir alimentos de cor laranja (abóbora, cenoura) garantem aos cabelos a vitamina A, essencial para a saúde do cabelo. Evite fazer dietas radicais, que ocasionam a falta de nutrientes necessários parta o fortalecimento dos fios.
  
+ Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.


+ Corte as madeixas de dois em dois meses, mesmo que seja só para aparar as pontas.


+ Se estiver com queda de cabelos ou piolho, suspenda tinturas, permanentes, spray, luzes, relaxamento ou qualquer aplicação que possa irritar o couro cabeludo, até a situação normalizar. Procure um médico.


+ Não durma com os cabelos presos, isso pode provocar a queda dos fios.

Cachinhos, cachinhos, cuidados para eles!


Lave do jeito certo

 O ideal é lavar os cachos somente duas ou três vezes por semana. A gente explica por que: como a oleosidade da raiz demora a atingir o comprimento e as pontas, é melhor ficar um período maior sem passar produtos detergentes para não retirar o sebo.
Escolha um xampu para crespos, secos ou danificados, que geralmente carregam uma quantidade maior de ativos emolientes. Despeje o equivalente a uma ou duas moedas de um real na mão, dependendo do comprimento, e aplique com movimentos circulares. Depois enxágue com água e espalhe a mesma quantidade de condicionador só na extensão.
  

Abaixe o volume 

 Para evitar uma juba enorme, deixe o cabelo sempre comprido porque, com o peso, ele costuma murchar um pouco. Também há um infinidade de leave-ins no mercado para essa finalidade. Aplique sempre nos fios molhados, pois a absorção é melhor.

Hidratação máxima 

Por serem naturalmente mais secos, os crespos pedem muita hidratação. Por isso, pelo menos uma vez por semana, utilize uma máscara em casa. Nesse dia dê folga ao condicionador e, após o xampu, aplique o cosmético em mechas de cerca de 20 cm.
Deslize o creme várias vezes no mesmo tufo. Repita a operação no cabelo todo, aguarde cinco minutos no calor do chuveiro e enxágue. Também vale a pena investir nas hidratações power de salão uma vez por mês.
Se o seu fio estiver muito danificado, faça duas vezes por semana em casa e a cada 15 dias no cabeleireiro. A grana está curta? Use babosa. A seiva da planta é ótima para garantir fios macios. Faça assim: retire apenas a "baba" da folha, passe nos fios e espere cerca de 20 minutos. Depois lave a cabeça normalmente e confira o resultado!
 

Defina o look

Cabelo encaracolado é tudo de bom mas, se o contorno não for bonito, ele vira uma arapuca! Por isso tenha sempre um leave-in ativador ou modelador de cachos a tiracolo. Além de dar brilho, ele deixa os fios desenhados.

Passe amassando de baixo para cima toda vez que você molhar a cabeleira, mesmo se não lavou. A quantidade indicada é uma moeda de um real em todo o comprimento e pontas. Depois deixe secar naturalmente, só que longe do vento para não desmanchar as ondas.
Se não puder esperar para sair de casa, lance mão do difusor - ele ajuda a secar rápido e não detona o cabelo. Seque das pontas à raiz, posicionando as bolinhas sempre de baixo para cima.
O babyliss também é uma opção para aqueles dias em que é preciso uma produção mais caprichada. Para não ficar artificial, faça assim: após lavar e secar, separe mechas aleatórias e enrole no aparelho. Fique atenta ao diâmetro do acessório - ele deve ser igual ao do seu cachinho natural.
  

Alisou e se arrependeu?

 A única solução é mesmo a tesoura. Conforme o cabelo for crescendo, vá cortando até eliminar toda a parte lisa. Às vezes também é possível mudar com permanente afro, só que o resultado não fica igual. E mais: como é utilizado um outro tipo de química, a cabeleira não pode aguentar o baque e quebrar.
 Chapinha


 

A chapinha é mais um daqueles acessórios que não saem da bela e maravilhosa vida de uma mulher.
A chapinha é a maneira rápida de produzir seus cabelos de deixa-los lisos e maravilhos para o seus momentos especiais.
A chapinha para o cabelo é muito eficaz e deixa os cabelos lisos em poucos minutos desde que sejam tomadas algumas providencias iniciais tais como nunca usar a chapinha no cabelo antes de lavar bem seus cabelos com shampoo e tirar toda a oleosidade.  
   
Para ter cabelos lisos hoje em dia temos inúmeros produtos que auxiliam ,a chapinha ou piastra e até mesmo a famosa prancha de alisar que são os nomes mais conhecidos é uma delas.

Tem gente que não sai na rua sem antes passar uma boa chapinha no cabelo. E não tem grandes mistérios apenas necessita de alguns cuidados para preservar os fios e não queimá-los.

Lembrando sempre que cabelo com chapinha precisa sempre de muita hidratação alem é claro de cortes a cada dois meses .

A melhor forma de passar a chapinha nos cabelos é depois de fazer uma escova lisa, pois a chapinha deslizará com mais facilidade evitando que você tenha mais trabalho, passando muito calor aos cabelos, evitando queimaduras.

Antes de começar, aplique um finalizador ou um produto ativado pelo calor do secador para proteger os fios do calor. Além do mais, ele garante o efeito liso por mais tempo.

Divida os cabelos em mechas não muito grossas e nem muito finas antes de passar a chapinha neles. Além de facilitar o trabalho, você não irá perder tempo.

Para um efeito de salão, comece a passar a prancha sempre pela raiz puxando para cima e depois de uns 5cm, continue a puxar para baixo e solte a mecha para evitar marcas ou ondulações nos cabelos.

A chapinha deve ser passada primeiro na parte de trás da cabeça (nuca) e ir em direção a frente do rosto muito cuidado na hora de passar na franja e não deixar cair cabelo quente nos olhos .
Na franja passe a chapinha desde a raiz até a direção do nariz de uma vez só, sem parar, para evitar marcas.


Os tipos mais comuns de chapinha e suas funcionalidades

Chapinha com íons ativos: acaba com fios arrepiados.

Chapinha de cerâmica: mantém a temperatura estável. Com isso, você não precisa passá-la tantas vezes para obter o liso.

Chapinha de titânio: também mantém a temperatura e desliza mais facilmente nos fios do que a de cerâmica.

Chapinha de onda infravermelha: aumenta o brilho, pois fecha a cutícula.

Chapinha larga: indicada para cabelos longos, já que é maior.

Chapinha estreita: boa para cabelo curto e também para passar mais perto da raiz e das orelhas, porque é mais difícil se queimar com ela.

Chapinha, volto já


Se antes a chapinha aparecia com tanta força no visual das meninas, hoje, está em tempo de dar uma folga pra ela (nem que seja por momento), afinal, não é em qualquer estação que se pode deixar os cabelos ''ao natural'' sem sermos ''discriminadas'' nas ruas não é?
O negócio é o seguinte: para onde olhar-mos veremos cabelos ondulados e cacheados desfilando ao vento, por exemplo, na novela Insensato Coração, podemos observar que o cabelo da protagonista Marina é ondulado/cacheado. Prova de que estamos realmente mudando o nosso conceito de ''cabelo''.




Os cabelos ondulados são bem mais difíceis de manter, porém dá pra modelá-los do jeito que queremos. Se quiser-mos ele cacheado ele fica e se quiser-mos liso, basta usar a chapinha! Prático, não?
É pre

ciso retomar os cuidados nas hidratações, usar shampoos e cremes específicos para esse tipo de fio, saber secar os cabelos e ainda por cima, evitar sol e ter o cuidado de sempre ter um reparador de pontas á mão.


Cuidado também na hora de pentear. Nada de pentes fininhos ou escovas duras. Tem de ser algo mais prático, com pentes mais largos, e escovas de cerdas mais macias, daquelas que não arrebentam os fios.

 
Se for prender o cabelo, nada de elásticos fininhos, o certo é usar elásticos mais grossos, para não quebrar nem machucar os fios.
Usar spray não vai adiantar muito, só vai aumentar o buraco na camada de ozônio e deixar o cabelo mais armado. Evite.
Quando for secar o cabelo com uma toalha, prefira secá-lo ''amassando-o'', assim os cachos se formarão mais depressa.
Fique longe daqueles grampinhos miudinhos que tendem a ir quebrando e arrancando os fios.
Não abra mão de um bom creme e para pentear e sempre que puder, deixe seus cabelos secarem ao natural, sem o uso do secador.

Como hidratar os cabelos em casa

Separe produtos específicos para o seu tipo de cabelo e para as necessidades do fio. Siga passo a passo:

Molhe bem o cabelo e lave com seu xampu de uso diário ou com um anti-resíduo (que deve ser usado a cada 15 dias ou uma vez por semana, dependendo do seu cabelo e do produto). Enxágüe muito bem.


OBS: SE VOCÊ USA ALGUM PRODUTO QUÍMICO EVITE USAR XAMPU ANTI-RESÍDUO. POIS AOS POUCOS ELE VAI RETIRAR TODA A QUÍMICA. ENTÃO VOCÊ QUE USA TINTURA, ALISANTES... DEVE EVITAR MESMO.

Retire o excesso de água delicadamente com uma toalha macia e aplique a máscara de hidratação mecha a mecha como se estivesse alisando uma corda. Lembre-se de passar pouquíssimo (ou nenhum) produto na raiz e de exagerar nas pontas. Use um pente de dentes largos para espalhar melhor o creme e desembaraçar os fios.
Use touca plástica, térmica, de isopor ou de alumínio se o produto exigir.

Lembre-se: Os cabelos nunca devem ser secos esfregando a toalha no cabelo. Apenas envolva a toalha nos cabelos, e aperte suavemente. Isso evita que eles fiquem quebradiços e com pontas duplas!
  
Deixe o creme agir durante o tempo indicado pelo fabricante. 

Enxágüe com água morna até retirar todo o creme, massageando os fios. O segredinho é passar um pouco de condicionador em seguida e enxaguar muito bem depois. Faça o último enxágüe com água fria (não gelada) para dar brilho.

Retire o excesso de água e aplique um leave-in específico para o seu tipo de cabelo.
 
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário